Smartphones executando o sistema operacional de código aberto Ubuntu começarão a ser vendidos em outubro, embora não esteja claro se estarão disponíveis nos EUA, de acordo com uma reportagem.
Mark Shuttleworth, CEO da Canonical Ltd., disse ao
CIO Journal que o novo OS para smartphones estará disponível em outubro, em dois grandes mercados geográficos (sem deixar claro se um deles seria a América do Norte). Os desenvolvedores também poderão acessar o sistema operacional no smartphone Galaxy Nexus, da Samsung, no final de fevereiro.
A Canonical oferece serviços para empresas que usam o software baseado no Linux, chamado Ubuntu. Um smartphone Ubuntu pode ser usado fazendo a conexão em uma grande exibição em um escritório, mesmo sem fio, para acessar aplicativos do Windows mantidos em servidores
back-end. A empresa não pôde ser contatada para comentar a reportagem.
Apesar da promessa do Ubuntu em um smartphone ou outro dispositivo, os analistas consideram amplamente suas chances de não sobreviver no mercado. As empresas já estão se adaptando ao smartphones e tablets rodando Android ou iOS que os funcionários trazem para o trabalho. Empresas de TI têm se adaptado para os dispositivos de consumo por meio da instalação de software de gerenciamento de dispositivos móveis na rede corporativa para fornecer maior segurança e controles entre as maiores plataformas de smartphones.
O analista Jack Gold, da J. Gold Associates, rejeitou a utilidade de um smartphone Ubuntu, mesmo que tal dispositivo pudesse fornecer algum valor para desenvolvedores Linux dentro das organizações.
"Eu não consigo ver nenhum empresa voluntariamente adotando um telefone Ubuntu", disse Gold. "Eu nem vejo muitos usuários que querem um, a menos que sejam viciados em tecnologia. Simplesmente não faz sentido para as companhias suportar um dispositivo que terá uma penetração de mercado tão pequena, mesmo se você olhar a longo prazo. E eu suspeito que poucos fornecedores
MDM irão apoiá-lo também.