Quando entrei no mundo do Android, tive várias dúvidas assim como você deve ter tido também quando leu algumas gírias, abreviações ou algo que fizesse referência à um dispositivo ( smartphone ou tablet ), versão do Android e/ou procedimento técnico.
Por isso tomei a inicitiva de postar um Glossário dos Termos que normalmente encontramos em blogs ou Redes Sociais.
Termos Android
APK: Application Package File, é como se fosse um Executável / Instalador para Android
Cupcake: Android 1.5
Donut: Android 1.6
Eclair: Android 2.0 – 2.1
Froyo: Android 2.2
Gingerbread: Android 2.3
Honeycomb: Android 3.0 – 3.1 – 3.2
Ice Cream Sandwich: Android 4.0
Lime Pie: Possível Android 5.0
ICS: Abreviação para Ice Cream Sanwich.
ROM: Firmware de um dispositivo Android, muitas vezes utilizado para falar sobre uma compilação original de fabrica dos fabricantes ou da própria Google.
Custom ROM: É uma ROM Alterada / Melhorada / Customizada por comunidades sem ligação com os fabricantes ou relacionadas indiretamente. Essas customização personalizam as ROMs do fabricantes visando acrescentar e liberar funcionalidades que os usuários acreditam ser pertinentes para uso frequente.
Retail: ROM original de um fabricante sem quaisquer alterações feitas por operadoras de telefonia.
CyanogenMod: Umas mais populares Custom ROMs que acrescenta diversas funcionalidades nos principais dispositivos, podemos citar: Firmware Android 2.3.4, Acesso Root liberado, Suporte à temas, além das otimizações de performance.
CM7: CyanogenMod versão 7, distribuída com Android 2.3 Gingerbread.
CM9: CyanogenMod versão 9, distribuída com Android 4.0 ICS.
CM10: CyanogenMod versão 10, distribuída com o Android 4.1
CM10.1: CyanogenMod versão 10.1, distribuída com o Android 4.2.2
MIUI: É também uma ROM muito popular, porém se destaca pelas atualizações semanais baseadas na opinião do usuários, além disso possui um site exclusivo para traduções de Português dos Brasil.
XDA: Fórum gringo muito conhecido, por conter os melhores desenvolvedores de ROM's CyanogenMod.
Termos Procedimentos
Modo Debug: Quando falamos em Modo Debug, esse procedimento é utilizado por Desenvolvedores para que o Android SDK tenha acesso aos recursos do dispositivo e, os aplicativos desenvolvidos sejam testados no dispositivo. Outra utilidade do Modo Degug é quando os usuários tenta habilitar o acesso root.
Modo Downloading: No momento que você precisa atualizar ou substituir a firmware do seu dispositivo, é preciso colocá-lo em Modo Downloading, ou seja, apto para receber um ROM/Custom ROM, geralmente esse modo é ativado pressionando Volume Baixo + Home + Liga/Desliga.
OTA: Over The Air – São atualizações do Android/Firmware dos Fabricantes disponibilizados diretamento no dispositivo.
Quero lembrar que esses termos são os principais para os usuários Android, mas como já sabemos, a tecnologia evolui a cada dia, por isso conto com a sua colaboração para acrescentar e\ou corrigir todos os items citados.