Ninguém tem duvidas sobre a importância do Galaxy S4 no atual mercado de smartphones mundial, certo? O aparelho vem em duas versões, embaladas pelos dois melhores processadores do momento, Exynos 5 Octa e Snapdragon 600, oferece recursos e funções que, por mais que você não as use, estão lá disponíveis. Já o iPhone 5... o que dizer... é o iPhone 5! Um smartphone compacto, sem muita opção de customização, com um ecossistema de aplicativos de qualidade e não oferece nada inovador. Abaixo, você confere um comparativo entre o hardware e o software do Galaxy S4 e do iPhone 5.
No mercado de tecnologia, infelizmente, a perda de valor sobre o produto começa a partir do momento em que você saiu da loja com ele, por isso, antes de decidir sobre qual smartphone comprar, por exemplo, uma série de informações podem ser colocadas na balança com o objetivo de evitar arrependimentos futuros. Por isso, aproveitando que tanto o iPhone 5 quanto o Galaxy S4 estão disponíveis no mercado brasileiro, antes de pagar uma fortuna por um ou pelo outro, acompanhe o que os torna únicos em cinco diferentes perspectivas: design, tela, software, câmera e desempenho.
Design
Como já afirmei em artigos anteriores sobre o Galaxy S4, o grip do aparelho foi melhorado em relação ao Galaxy S3, o fato do aparelho ter 5 polegadas passa despercebido por causa das linhas arredondadas e do plástico cromado que contorna o dispositivo.
Já o iPhone 5 vem com uma tela menor, de 4 polegadas, em alumínio e vidro, pode ser contornado por uma mão e o modelo que passou por este comparativo é negro como um puma, por isso, o limite entre o espaço da tela e as bordas é muito sutil. Com relação ao grip do atual carro-chefe da Apple, o material incomoda com relação a segurança, pois é mais escorregadio que o plástico.
Uma curiosidade sobre os aparelhos, o Iphone 5 pesa 112 gramas contra 130 gramas do Galaxy S4 e, ainda assim, o primeiro deixa a sensação de ser mais pesado que o segundo. Em termos de design, os dois dispositivos são completamente diferentes apesar de possuírem o mesmo botão físico para a "home" e os botões de volume do mesmo lado.
Tela
Com relação às telas de ambos os dispositivos, devemos considerar que a Apple é líder na criação de telas há alguns anos. Porém, a Samsung vem diminuindo esta distância há algum tempo. O Galaxy S4 bate de frente com o iPhone 5 em termos de qualidade de display. Entretanto, é importante frisar que ambas as tecnologias utilizadas em cada um dos smartphones são diferentes, ou seja, temos o LCD versus o OLED nesta disputa.
A tela Super AMOLED do Samsung Galaxy S4 oferece cores brilhantes e um ótimo contraste. Um estudo realizado por Ray Soneira, proprietário do DisplayMate Technologies, divulgado nesta semana, mostra uma análise microscópica comparando o display do GS4 com o de outros smartphones disponíveis no mercado. O resultado mostra que o Galaxy S4 oferece muito mais brilho que seu antecessor. Por outro lado, os subpixels são equiparados com o do iPhone 5. Em telas PenTile, do tipo que você encontra no Super AMOLED, foram encontrados duas vezes mais subpixels vermelhos e azuis. Usando o modo "Movie" para a reprodução de vídeo, o resultado mostrou reflexo e cores melhores que as identificadas no iPhone 5.
A gama de cores no GS4 é menor que as encontradas no GS3, por exemplo, o que não é ruim, pelo contrário, pois o que se tem são imagens menos contrastadas e com menor perda de informações. Assim, o Galaxy S3 oferece uma gama de 139%, enquanto o Galaxy S4 possui 122% e, finalmente, vem o iPhone 5, com 104%.
Outro ponto a se levar em consideração é o fato de que a tecnologia OLED é muito jovem e ainda tem um longo caminho a percorrer, porém, isso não tira o mérito de tempo de pesquisa da Apple para trazer uma tela de extrema qualidade ao mercado.
Software
Bom, em termos de software o Android dá um show no iOS. Possibilidade de personalização do OS, widgets, facilidade em obter acesso de administrador do aparelho e obter ROMs personalizadas, integração com diferentes dispositivos. Quando colocamos o Galaxy S4 ao lado do iPhone 5 vemos o quanto o primeiro deixa o segundo pequeno e essa também é a impressão que se tem em relação ao software de ambos os aparelhos.
O S4 tem instalado o Android 4.2.2 Jelly Bean, um sistema operacional avançado, seguro e altamente personalizável. Além disso, possui um conjunto de funções inovadoras reunidas em apenas um aparelho, um ponto bastante positivo visto que nenhum outro fabricante oferece o mesmo número de recursos de software. Porém, como já comentei anteriormente, na minha opinião a UI TouchWiz da Samsung não agrega valor nenhum ao aparelho, mas torna possível a execução das novas features.
Na questão de interface do usuário, tão pouco a Apple leva a melhor. Assim como outros dispositivos que carregam a marca da maça, o iPhone 5 é o reflexo da empresa e não do usuário, é um aparelho frio, limitado, com pouquíssimas funções e com uma gama de excelentes aplicativos, porém, caros.
A ideia da Samsung com o Galaxy S4 é o máximo controle possível do dispositivo através de gestos, desde movimentos à fala e, assim, tornar a operação mais fácil e mais intuitiva possível. Para tanto, temos as opções "SmartScreen": percorrer a tela com os olhos (SmartScroll), a orientação da tela se ajusta ao ângulo de visão do usuário (Smart rotation) ou interromper a reprodução de vídeo quando o usuário não estiver olhando para a tela (Smart Pause).
Quando coloquei os assistentes de voz de ambos os aparelhos para trabalhar a Siri (iPhone) se saiu um pouco melhor que o S Voice (GS4), mas entre Siri e S Voice, eu fico com o Google Now, que está a um nível acima e é um dos únicos que está mais próximo de trazer o serviço em Português.
Assim, pelo o conjunto da obra o Samsung Galaxy S4 leva a melhor em termos de software.
Câmera
Assim como em software, em termos de câmera a Samsung leva a melhor também. O número de recursos extras é incomparável aos três recursos de câmera do iPhone 5, por mais que a lente da Apple tenha excelente qualidade, faltam possibilidades. Além disso, ao contrário do iPhone 5 que tem uma câmera de 8MP, o Samsung Galaxy S4 oferece 13MP. Entre os destaques do software de fotografia do GS4 está o Photo Blur, um recurso que permite ao usuário apagar pessoas ou objetos indesejados da foto, e o Dual Camera, que utiliza tanto a câmera frontal, quanto a traseira em uma mesma imagem ou vídeo.
A Samsung veio tão preparada para trazer uma câmera imbatível que você não sente a mínima necessidade de baixar aplicativos de terceiras para obter recursos de câmera. Porém, é precisdo dizer que a qualidade das imagens do iPhone 5 são tão boas ou melhores que as do Galaxy S4.
Desempenho
O Galaxy S3 foi o primeiro smartphone da Samsung a apostar em processadores de quatro núcleo, o que já havia deixado o carro-chefe de 2012 da sul-coreana a frente da Apple em termos de performance e desempenho. Quando comparamos o chipset do iPhone 5 com o do Galaxy S4 parece até covardia. Submetidos a análises de desempenho como a Geekbench 2, por exemplo, o Snapdragon 600 girando a 1,9GHz que embala o GS4 atinge 3.163 pontos no teste, já o iPhone 5, apenas 1.596. Ou seja, o Galaxy S4 é duas vezes mais veloz que o iPhone 5.
Além disso, o top de linha da Samsung não só tem o dobro da memória RAM do iPhone 5, mas também oferece a possibilidade de expandir a memória interna através de cartão microSD. Isso significa que oferece uma melhor função multi-tarefas, logo, executa vários aplicativos ao mesmo tempo e tem capacidade para ter múltiplas abas abertas no seu navegador. Para se ter uma idéia, quando testei o dispositivo para o artigo review do S4, em dado momento estava com 10 widgets e 5 aplicativos sendo executatos em segundo plano, bem como 3 abas do navegador abertas enquanto eu jogava "Dead Trigger" com seus gráficos super pesados, e o smartphone sequer engasgou, fluia perfeitamente.
Já no caso do iPhone 5, a opção multitask é um pouco mais limitada, visto que o chipset Apple A6 dual core a 1,2GHz não possui a mesma capacidade de processamento de dados que o da Qualcomm. Além disso, alguns gestos multi-tarefas do aparelho são acessíveis apenas através de jailbreak, ato ilegal aos olhos da empresa gerida por Tim Cook. A Apple pode e precisa aumentar o poder da próxima geração do iPhone, porém, este é um comparativo entre o iPhone 5 e o Galaxy S4, logo, antes de fundamentar a sua linha de pensamento com a ideia de que o GS4 só pode ser comparado com o próximo smartphone da Apple, lembre-se de uma trecho muito popular da música "Dias de Luta", do Ira: "Se meu filho não nasceu, eu ainda sou o filho."
Assim, em termos de hardware e desempenho, o Galaxy S4 leva todos os pontos. Neste quesito, aliás, muito importante é ressaltar a questão da autonomia da bateria. A capacidade de energia do GS4 é de 2.600mAh contra 1.440mAh do iPhone. Visto a capacidade de processamento dos dois smartphones, nem um deles está perto de satisfatório em termos de bateria, porém se mantêm na média dos aparelhos em suas categorias
Postagens Relacionadas