Uma falha na Windows Phone Store permite que apps exclusivos de fabricantes, como Nokia e Samsung, sejam baixados por usuários de quaisquer smartphones que tenham o sistema operacional. A restrição de downloads de apps é bem simples de burlar, e foi divulgada pelo blog WP Central neste domingo (24).
Segundo o blog, é possível “manipular” a Windows Phone Store com um truque prático. No exemplo mostrado pela página, o RSS Times, exclusivo para aparelhos Samsung, é baixado por um gadget da Nokia.
O sistema se baseia na metadata dos apps, baseados em endereços URL enviados com HTTP, que podem facilmente ser editados. Assim, quando alguém faz a requisição de baixar um arquivo, o telefone emite um código que é avaliado e respondido pela loja, indicando a permissão ou restrição para instalar. Ao usar um programas de edição, é possível editar o código emitido no início da operação e trocar o campo “Nokia” por “Samsung”, obtendo a aprovação necessária para baixar o app.
O processo pode ser feito tanto para acessar os apps exclusivos da Nokia em celulares de outras fabricantes, como também ao contrário. Obviamente, esta não é uma ação oficial e não há qualquer tipo de suporte para este tipo de edição. A Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso.
Postagens Relacionadas