Sob o risco de serem banidos da Goole Play Store, aplicativos que enviam spam usando a barra de notificações dos usuários precisam rever seus conceitos. A Google anunciou que pelo menos 20 mil apps estão nesta categoria de softwares que abusam dos usuários.
A Google já implementado as mudanças e deu um prazo de 30 dias aos desenvolvedores para atualizar seus aplicativos sob o risco de removê-los da Play Store. As mudanças podem ser encontradas na página de Políticas do Programa para Desenvolvedores do Google Playconferidas e seguem a doutrina oficial da Google. O detalhe é que o novo "regulamento" foi publicado em agosto, ou seja, o período de carência de 30 dias para os devs está terminado.
Em Políticas de anúncios, dentro dos Termos do Desenvolvedor, consta a seguinte informação:
2. Contexto dos anúncios
Os anúncios não podem simular ou imitar a interface do usuário de aplicativos ou dos elementos de aviso ou de notificação de um sistema operacional.
3. Paredes de anúncios e anúncios intersticiais
Os anúncios intersticiais são exibidos somente dentro do aplicativo ao qual estão integrados. É proibido forçar o usuário a clicar em anúncios ou enviar informações pessoais para fins de publicidade, de modo a usar completamente um aplicativo. É necessário que uma seta visível e acessível esteja disponível para que os usuários possam dispensar o anúncio intersticial sem penalidades ou cliques involuntários.
Há algumas semanas, escrevi sobre o comportamente dos usuários com relação à compra de appsna Play Store e as alternativas encontradas pelos desenvolvedores para gerar receita sobre eles. Embora respeite o direito dos desenvolvedores de criar novas possibilidades de ganhar a vida explorando seus respectivos aplicativos, deve haver uma linha entre aplicativos e aplicativos suportados por anúncios.
Inicialmente, essa decisão pode ser difícil para alguns desenvolvedores, mas no final, é bom para os usuários e para o ecossistema Android como um todo. Além disso, melhor experiência de uso levará a mais downloads de aplicativos e, consequentemente, elevará a confiança dos usuários na Play Store.
Você já sofreu com este tipo de anúncio na barra de notificações? O que você acha desta política da Google? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.