O que vai acontecer no evento para desenvolvedores da Google? Esta parece ser a pergunta que toda a comunidade Android está se fazendo. Ontem, publiquei um artigo falando sobre a grande chance da gigante das buscas apresentar uma versão do LG Nexus 4 com 32GB e com suporte para 4G no Google I/O, agendado para ocorrer entre 15 e 17 de maio. Porém, o sitePhoneArena levantou uma questão que tira quase que por completa a carga de importância deste evento, o fato da Google postergar para 2 ou 4 meses a apresentação da versão Key Lime Pie. Isso me fez questionar os motivos pelos quais precisamos da próxima versão do Android, confira abaixo.
Sim, precisamos de uma nova versão do Android, pois a pesquisa de novas funções e a otimização de performance do software está em constante evolução entre os desenvolvedores e, logo, mais de seis meses são muito tempo para a espera de melhorias. Dito isso, abaixo relaciono algumas razões pelas quais o Android 5.0 Key Lime Pie é tão aguardado pelos usuários de um modo geral:
1. Mais Project Butter para animações ainda mais fluídas
A Google lançou o primeiro Project Butter com o Android 4.1, o que realmente fez diferença no desempenho do sistema. Desde então, o sistema em geral passou a trabalhar de forma mais fluída, já que a melhoria consiste na modificação das bases do software e adiciona alguns recursos que melhoraram a resposta e a utilização das funções. O Android 4.2 trouxe algumas melhorias, mas não foram tão agressivas quanto poderiam ter sido. Assim, é absolutamente necessário que a versão 5.0 venha mais polida e deixe de lado travadas irritantes e desnecessárias do OS.
2. Mais controle sobre os perfis de usuário
Desde Android 4.2, os usuários podem configurar mais de uma conta de usuário em seus tablets. Porém, ainda não são oferecidas opções de configuração importantes. O que acaba limitando que você determine um perfil de usuário específico para determinados aplicativos. Talvez a mesma separação entre os perfis privado e de trabalho disponíveis hoje pela BlackBerry seriam um avanço bastante positivo para o Android.
3. Maior integração entre os serviços de notificações com o "Google Babble''
Google Talk, SMS, Google+, Google Voice... A lista de vários serviços de notícias do Google é muito longo. Felizmente, a empresa já está trabalhando no Google Babble, que unificou todos os feeds de notícias e notificações. Parece que o Google Babble poderá sair junto com o Android 5.0 e, em seguida, deve ter suporte para versões mais antigas do Android em forma de app.
4. Widgets de tela de bloqueio melhorados
A versão mais recente do Android oferece a pssibilidade de colocar Widgets na tela de bloqueio, no entanto, você não pode apenas usar qualquer widget, o usuário pode usar apenas as telas os desenvolvidos para tal função, como o popular
DashClock. O ato de alternar entre as páginas de widget também não está muito bem configurado. Isso poderia mudar com o Android 5.0, onde a Google poderia fornecer Widgets com mais funções. Isso permitiria que todas as informações importantes fossem oferecidas com uma visão direta, sem ter que desbloquear o dispositivo.
5. Uma interface de usuário mais intuitiva
Apesar da Google manter o projeto nas versões mais recentes do OS, o Google Now vem sendo referência para os serviços da empresa, como a mais recente atualização da Google Play Store, que ficou mais clara e objetiva, me parece que o Android 5.0 seguirá a mesma linha de usabilidade. A interface de usuário pode trazer uma experiência mais amigável, dando ao sistema uma sensação mais homogênea.
Estes cinco tópicos vão em confluência com o que nós, da redação do AndroidPIT pensamos ser a evolução do sistema operacional da Google. Com relação ao fato da Google vir a atrasar a apresentação do Android 5.0 para dar mais tempo para que as fabricantes estabilizem as versões do OS para Android 4.2.2, se o sistema dependesse disso para melhorar, talvez estaríamos ainda aguardando a Jelly Bean!
FONTE:Androidpit
Postagens Relacionadas