A evolução das nossas redes de telecomunicações determina a qualidade dos serviços acessados por nossos dispositivos móveis, por isso é sempre bom sabermos as novidades com relação à implementação da quarta geração. Veja o mapa das redes 4G na América Latina e Caribe.
A consultora 4G Américas publicou o mapa acima acompanhado de dados informando que na América Latina já existem 25 redes comerciais oferecendo serviços de dados móveis da quarta geração, e que no momento, ela é usada por 165.000 dispositivos. As operadoras se espalham por 11 países, e o líder é o Brasil, que conta com um total de 6 companhias, seguido por Porto Rico. Contudo, duas das operadoras a oferecer 4G no país só o fazem em ambientes fechados e com um modem (On e Sky Telecom).
A grande ausência neste mapa é a Argentina, cujo governo ainda não informou a data de lançamento ou ofereceu definições técnicas e dados acerca do modelo de conexão a ser adotado pelo país.
Os números fornecidos pela 4G Americas revelam que as conexões LTE no continente atingirão velocidades de download de até 100 megabits por segundo (mbps) e velocidades de upload de mais de 50 mbps. Atualmente, segundo a associação de operadoras de telecomunicações GSMA, a média das casas latino-americanas é de modestos 10 mbps para uma conexão fixa compartilhada por vários usuários. A chegada das redes LTE pode turbinar a situação desse mercado.
Já existem 200 redes 4G comerciais no mundo
A mesma empresa de consultoria informa que hoje já existem 200 redes comerciais de quarta geração em 78 países. Como era de se esperar, os Estados Unidos e o Canadá concentram 55% das conexões LTE. A estas se unirão outras 440 redes já em processo de desenvolvimento. As previsões são de que até o final do ano as redes serão duplicadas (com relação ao início de 2012), e oferecerão 150 milhões de conexões 4G no mundo.